Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.7/5 (42 votos)

Partilhe esta Página

Tutores on-line de Português e Matemática?

No Bonassi Educação.

O Conhecimento ao seu alcance.



Total de visitas: 2730
Educação: perspectivas e mudanças
Educação: perspectivas e mudanças

André Luiz do Nascimento Ramos¹

            Há inúmeros enfoques para o tema da educação, pois o assunto vem, cada vez mais, ocupando os espaços midiáticos e oferecendo campo para análise e reflexão a respeito das perspectivas e das mudanças, em especial no setor educacional intraescolar.

            É possível, em primeira instância, lançar os olhos para o passado e perceber-se a escola com forte influência da comunidade religiosa e, ainda, voltada para determinada camada social. Destaca-se, nesse período, um modelo de educação bastante excludente, atendendo aos interesses da aristocracia. Os processos educacionais estavam, assim, centrados numa linha de transmissão de conhecimentos e desenvolvidos em salas de aula bastante homogeneizadas.

            De certo modo, nessa época, a perspectiva educacional fortalecia aspectos de reprodução de saberes, valendo-se de uma avaliação classificatória e de caráter tecnicista.

            Ao correr os olhos por momento mais recente, vê-se uma mudança de paradigma, sobretudo pela força da universalização do ensino, da democratização no atendimento, buscando-se, consequentemente, desenvolver-se a prerrogativa da inclusão. Foi e está sendo preciso rever aspectos de demanda escolar e do próprio papel da escola uma vez que as relações com o conhecimento requerem maior contextualização. O professor passa a atuar como mediador do conhecimento e o aluno explora o saber por meio de processos mais diversificados, incluindo as tecnologias da informação.

            A partir de tal ocorrência, observa-se o desenvolvimento de uma perspectiva educacional sócio-contrutivista e interacionista, sendo trabalhada a avaliação com função diagnóstica.

            Toda essa dinâmica e as constantes mudanças no panorama social desencadeiam um olhar dirigido ao futuro, especialmente para o atual século XXI, baseando-se numa perspectiva de educação integral. A aprendizagem precisa ser significativa, devendo prevalecer o desenvolvimento de pensamento complexo por meio de diálogo e de pesquisa. Uma das abordagens mais exploradas, nesse contexto, seria a pedagogia por projetos, possibilitando ao educando desvelar protagonismo, trabalhar valores e renovar atitudes.

            Os desafios delineados estão fundamentados no desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas, valendo-se, sobretudo, das competências de leitura e de resolução de problemas. A avaliação é ainda mais processual, pois o currículo é trabalhado de modo mais integrado e ocorre fortalecimento de aprendizagem colaborativa.

            Certamente, não se trata aqui de saudosismos ou de idealismos como se assumisse a posição dos que dizem “no meu tempo” ou “daqui pra frente, tudo vai ser diferente”. É preciso, antes de possíveis representações por parte de quem quer que seja, pensar a educação nas suas perspectivas e mudanças. É certo, também, que não se desconsidere os fatores de interesse ou mesmo de desinteresse, contudo é necessário ampliar o debate para fazer valer a construção de uma sociedade efetivamente democrática e igualitária.

            Nesse sentido, seria importante destacar que perspectivas e quais mudanças a educação possibilita para cada um de nós.

 

¹ Supervisor de Ensino, Diretoria de Ensino – Região Guaratinguetá; Professor de Língua Portuguesa (alnramos@professor.sp.gov.br)