A Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo 21, alteração denominada trissomia simples, trata de uma condição genética que pode ser identificada facilmente devido as características clássicas apontadas pela literatura médica como: cardiopatia congênita, hipotonia, problemas audição, de visão, alterações na coluna cervical, distúrbios na tiróide, problemas neurológicos, obesidade, envelhecimento precoce, atraso no desenvolvimento e na linguagem.
O computador é uma ferramenta que auxilia nas dificuldades cognitivas e motoras das crianças e adolescentes com Síndrome de Down.
Através do uso do computador podemos instigar o aluno a aprender e assim desenvolver as suas habilidades intelectuais, como também compreender e se fazer compreendido, fazer com que eles se sintam incluídos em uma sociedade no qual a tecnologia já esta introduzida.
O computador no universo escolar não é novidade, porém, ainda se encontra em grande processo de evolução.
Sabemos que o computador contribui para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, com recursos dinâmicos e interativos que despertam a atenção das crianças.
Acredita-se que usar esta ferramenta com softwares e hardwares adequados, as tecnologias assistivas, facilitará o processo de alfabetização e de aprendizagem das crianças e adolescentes com Síndrome de Down, sendo um importante auxilio nas práticas do professor em sala de aula.
A informática e seus recursos exercem um grande fascínio e curiosidade pelas crianças; usá-lo tornará a aprendizagem mais motivadora e prazerosa.
Para isso é necessário o empenho e a capacitação dos professores envolvidos nesse processo. O professor consciente e motivador dos alunos encontrará meios para superar as dificuldades e ter uma aprendizagem mais significativa.
Autores: Adriana Hilário e Nadia Bonassi